O Irã está localizado no sudoeste da Ásia, grande parte em um planalto situado entre o Mar Cáspio ao norte e o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã ao sul. Seus vizinhos são: no norte o Azerbaijão, Armênia e o Turquemenistão; no leste o Paquistão e o Afeganistão; e no oeste Turquia e o Iraque. Aproximadamente 30 por cento de seu limite é composto pela costa marítima.O Irã é considerado um país montanhoso pelo fato de aproximadamente 90% do seu território estar situado em um planalto e mais da metade do país ser coberto por montanhas. Como um todo, olhando para a geografia do mundo, você vai descobrir logo que o Irã é um dos países mais montanhosos do mundo.

Existem duas grandes cadeias de montanhas no Irã. A Cordilheira Alborz que está localizada do Noroeste para o Nordeste do Irã, com o pico mais alto do Irã (Monte Damavand, com 5.671 metros acima do nível do mar), perto de Teerã. A Cordilheira de Zagros que está localizada do noroeste para o Sudeste do Irão, com vários picos superiores a 4000 metros acima do nível do mar.Os desertos do Irã estão situados principalmente na metade oriental do Irã. Com dois desertos notáveis: o Dasht-e-Kavir (Deserto de Kavīr) e o Dasht-e-Lut (Deserto de Lūt). Estes dois desertos dominam a parte oriental do país e fazem parte de uma paisagem árida que se estende para a Ásia Central e o Paquistão.

O Irã tem um clima diversificado. No noroeste, os invernos são frios, com muita precipitação de neve e temperaturas abaixo de zero em dezembro e janeiro. As meia-estações são amenas e o verão é muito quente e seco. No sul, os invernos são amenos e os verões muito quentes, com temperaturas que ultrapassam os 38ºC. No Khuzestão, o verão quente é acompanhado de umidade alta. Em geral, o clima é árido, com a maior parte das (poucas) precipitações entre outubro e abril. Chove um pouco mais nos vales de Zagros e na planície costeira do Mar Cáspio.

O Irã ocupa uma posição importante na segurança energética internacional e na economia mundial como resultado de suas grandes reservas de petróleo e gás natural.

História

Irã é a antiga Pérsia e foi um dos maiores impérios do mundo. A nação iraniana é uma das civilizações mais antigas do mundo. As populações do Paleolítico Superior e Mesolítico ocuparam cavernas nas montanhas Zagros e Elburz. As primeiras civilizações da região desciam dos contrafortes de Zagros, onde desenvolveram a agricultura, criação de animais e estabeleceram as primeiras culturas urbanas na bacia Tigre e Eufrates no atual Iraque. Os primeiros povos urbanos no atual território iraniano são os elamitas na região do extremo sudoeste do Khuzestan. A chegada dos povos arianos – medos e persas – no planalto iraniano no primeiro milênio B.C.E marcou o início da civilização iraniana, elevada a grande Império Aquemênida consolidado por Ciro o Grande em 550 B.C.E, sob os governantes Dario o Grande e Xerxes, os governantes Aquemênida estenderam seu império do norte da Índia ao Egito.

Até o momento presente, ocorreu um padrão repetidamente na civilização iraniana: Os conquistadores do território iraniano acabaram se tornando persanizados.O primeiro desses conquistadores foi Alexandre o Grande, que varreu a região e conquistou o Império Aquemênida em 330 B.C.E. O processo de subdivisão dos generais de Alexandria e seus descendentes culminou no estabelecimento do Império Sassânida inteiramente persa no início do século III C.E.

Os segundos grandes conquistadores foram os muçulmanos árabes, decorrentes de guerras no sul em 640 A.C eles gradualmente se uniram aos povos iranianos e, em 750, uma revolução que emana do território iraniano assegurou a persanização do mundo islâmico através do estabelecimento do grande Império Abássida em Bagdá. Outras conquistas se deram por sucessivas invasões de povos turcos a partir do século XI. Eles estabeleceram tribunais na região nordeste de Khorassan, fundando várias grandes cidades. Eles se tornaram patronos da literatura, arte e arquitetura persa.

As sucessivas invasões mongóis do século XIII resultaram em um período de relativa instabilidade que culminou em uma forte reação no início do século XVI por parte de um ressurgente movimento religioso – os safávidas. Os governantes safávidas começaram como um movimento religioso dos adeptos do Xiismo Duodecimano. Eles estabeleceram essa forma de xiismo como a religião do estado iraniano.O Irã é rico em cultura e história. Com centenas de monumentos, palácios, jardins, sem contar as belíssimas mesquitas.